segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Por que o automobilismo brasileiro está falido

Ontem recebi uma ligação perto do meio dia e, ao atender, era o Christiano Bornemann completamente indignado ao telefone me relatando uma situação que é no mínimo vergonhosa.
O Chris, o Lucas (seu irmão) e o Bruno (filho do Chris) estavam no final da reta de largada no Autódromo Internacional de Curitiba para assistir o Brasileiro de Marcas e o Festival Brasileiro de Marcas, quando a equipe de segurança chegou e mandou que se retirassem dali. O motivo? "Os bombeiros não autorizaram".
Piada! Ali é o local onde sempre há a maior concentração de público nas corridas, pois é onde os carros passam "de cano cheio" e sempre acontecem boas disputas.
As pessoas que ali estavam se negaram a sair, pois haviam comprado o ingresso e queriam assistir a prova naquele local. A polícia foi chamada para retirar as cerca de 30 pessoas que haviam ali.
O objetivo dos organizadores era aglomerar todo o público presente na arquibancada em frente aos boxes, "para fazer volume" e possivelmente tirar uma foto das arquibancadas "lotadas" e enviar para os patrocinadores.
O que mais me deixa indignado e revoltado é saber que a empresa responsável pelo Brasileiro de Marcas é a VICAR, do Sr. Carlos Col, ex-piloto da Stock Car (inclusive Campeão) a quem já fiz elogios no passado, dos quais me arrependo amargamente, pois o Col nos últimos anos vem numa sequência de atitudes e decisões lastimáveis que apenas comprovam seu interesse no "business" e não no esporte.
Acho mais do que justo que quem se dispõe a correr atrás de patrocínio e organiza um campeonato leve a sua "pontinha" no negócio, afinal de contas nem cachorro balança o rabo de graça, mas quando valores morais, éticos e humanos são deixados de lado em prol da conta bancária fica impossível ter algum respeito ou admiração por uma pessoa dessas.
Abaixo o desabafo do Lucas e do Chris, e as imagens e o vídeo.

"Por que o automobilismo brasileiro está decadente e falido? Por que as empresas nacionais não investem em patrocínio e no automobilismo em geral?
Este fim de semana pude ter uma ideia do que pode ser um dos grandes motivos.... A total falta de respeito para com o público que acompanha, e que deveria ser tratado da melhor maneira possível.
No dia de hoje 04/12/2011 eu Lucas Bornemann, acompanhado de meu irmão e meu sobrinho, fomos até o Autódromo Internacional de Curitiba, a fim de prestigiar alguns amigos que participariam do festival de Marcas 1600 e também no intuito de acompanhar o Campeonato Brasileiro de Marcas, categoria esta que até então tínhamos certo interesse de verificar a possibilidade de participarmos de algumas provas ou talvez até do campeonato todo.
Ao chegarmos no autódromo nos dirigimos até o final da reta, ponto em que sempre assistimos as corridas no AIC, pois todo mundo que entende um pouco de corrida sabe que ali é o melhor ponto da pista para se acompanhar uma prova. Pois se for para eu acompanhar uma corrida vendo apenas a reta eu prefiro ir ver uma prova de arrancada, ou ficar em casa assistindo TV.
Chegamos faltando uns 15 minutos para o inicio da primeira bateria do Brasileiro de Marcas, e percebia-se claramente, que o público era muito pequeno. O que em se tratando de provas no AIC não é nenhuma surpresa e segredo para ninguém.
Sentamos em nosso local de sempre, perto da placa da freada de 100 metros, ao nosso entorno haviam aproximadamente mais umas 30 pessoas. O que aconteceu na sequência foi algo que eu nunca tinha visto e não acredito até agora que ocorreu.
Alguns seguranças vieram em direção a nós e todo o público presente nesta área dizendo que não poderíamos permanecer neste local e que deveríamos ir para a arquibancada da reta. Perguntamos o motivo e nenhum dos seguranças soube falar, e como todos os ali presentes se recusaram a sair eles foram embora.
Aproximadamente 3 minutos antes da largada, apareceu um Senhor com a camisa da Vicar, intitulando-se promotor do evento, e cujo nome disseram ser Manoel, o que não posso assegurar. Então este senhor acompanhado de quatro policiais veio fazendo um arrastão e retirando todas as pessoas que se encontravam na arquibancada ao final da reta.
Perguntei a este Senhor qual o motivo disto e o mesmo não me respondeu, ele realmente não tinha um argumento válido, um assessor seu, acredito que era o responsável pela equipe de seguranças, tentou argumentar que era uma questão de segurança. Ai perguntei, será que havia o risco de algum acidente naquele local? Acho que não, só se colocássemos asas nos carros para algum conseguir chegar até aquela arquibancada. Então este responsável pela segurança disse que o problema era, segundo palavras dele, a "favela" que existe na divisa com o autódromo e que poderiam vir nos assaltar naquele ponto. Primeiro, não vejo favela nenhuma aos fundos da arquibancada, segundo, acho que seria um pouco improvável alguém tentar assaltar 30 pessoas ao mesmo tempo, e por final, se realmente o perigo era este, não seria mais fácil colocarem os quatro policiais e os cinco seguranças do evento que vieram nos retirara da arquibancada para cuidarem do local e assegurar que pudéssemos assistir a corrida de onde quiséssemos?
E tem mais, se realmente sabiam que aquele local não tinha segurança, por que proibiram a entrada e a permanência neste local somente depois do inicio do evento, deveriam avisar isto com antecedência, assim não pegariam ninguém de surpresa e tudo estaria resolvido. Quem não quiser ver da reta não vá ao evento e pronto.
Mas sabem qual o real motivo para essa palhaçada toda, e essa total falta de respeito? A falta de público, como disse no começo, o público era ínfimo no AIC para a grandiosidade do evento, e do investimento ali deixado por patrocinadores como Petrobras, Pirelli além das marcas oficiais Honda, Chevrolet e Ford.
Como o público era pequeno, e disperso pelas arquibancadas, parecia ainda menor. Qual foi a grande idéia do Senhor Promotor do evento? Fechar a maior arquibancada do autódromo e juntar todos os poucos presentes na arquibancada da reta, que além de ser a menor, fica de frente para as filmagens da TV e também para os camarotes dos patrocinadores. Ou seja, assim todo mundo se engana. Os promotores se enganam achando que o público compareceu em bom número, como já está anunciado no site do Campeonato Brasileiro de Marcas, enganam as marcas patrocinadoras que acham que investiram bem seu dinheiro, e enganam principalmente o público.
Acho que o grande problema nestes eventos é que eles não são realmente feitos para o público, são feitos para algumas pessoas ostentarem algum cargo e se sentirem importantes na vida, para algumas pessoas também levarem muito dinheiro sem muito esforço. Pois não acredito que os promotores deste evento tenham tido lucro com o público ali presente, e pelo que presenciei, não estavam nem interessados em manter os presentes ali. Ou seja, a bolada deve ser grande de outro lado.
Então me pergunto, será que é esse o interesse dos patrocinadores e também dos pilotos deste evento?
Dentro dos boxes tudo é lindo, camarote, tudo bem organizado, mas se o piloto e o patrocinador olharem em volta verão que ali estão seus parentes, conhecidos, pessoas que já conhecem sua marca ou seu trabalho, quem realmente deveria ser cativado e que levaria a marca ou o nome do piloto a outro patamar de conhecimento, está lá do outro lado da cerca é o público.
E ai faço um desafio aos pilotos do Brasileiro de Marcas e aos patrocinadores deste campeonato. Saiam da área VIP um pouco e deem uma olhada lá fora. Tentem uma vez mudarem de lado e virarem espectadores. Será que é num evento como o deste dia 04/12/2011 em Curitiba, que o responsável pela área de marketing da Petrobras quer ter sua marca atrelada? Será que o público presente e a forma como eles foram tratados valem os milhares ou milhões de reais que a Pirelli ou a Chevrolet investiram? Será que valeu a pena a ideia da Honda e das outras marcas em fazerem um estacionamento VIP para os carros da marca que foram ao autódromo e ver que neste estacionamento tinham apenas meia dúzia de carros?
Bom meus amigos, até me desculpo por ter me alongado tanto, mas o sentimento de indignação é tanto que é difícil conter as palavras. Indignação por ter sido tratado de uma maneira que jamais imaginei dentro de um autódromo, e sem motivo nenhum, e indignação por ver o despreparo das pessoas que deveriam fazer nosso automobilismo crescer e cada vez o afundam mais.
Podem ter certeza que eu e as outras pessoas que ali se encontravam não pisaremos mais no AIC e nem em um evento organizado pela VICAR. Infelizmente para a Vicar e para o AIC, isto não fará a mínima diferença, mas quem sabe se todos nós resolvermos não prestigiar mais estes eventos eles fiquem mais felizes em seus camarotes se enganando e enganando seus patrocinadores sem ter que se preocupar com esse publico que só incomoda não é mesmo?
Lucas Bornemann
"


"Após anos passados, eu Chris Bornemann, piloto, e meu irmão Lucas Bornemann, também piloto, e meu filho Bruno Bornemann, presenciamos mais uma cena lastimável nos bastidores do automobilismo Brasileiro, em particular no famoso AIC (Autódromo Internacional de Curitiba).
Em meados dos anos 90, eu já havia visto, neste mesmo local, uma família tendo que "apagar" sua churrasqueira, pois isso era proibido naquele autódromo. Após duas décadas, eu e o Lucas que juntos, somamos 10 títulos de automobilismo (velocidade na terra), fomos no dia 04/12/2011 retirados da arquibancada no fim da reta do AIC, juntamente com mais ou menos 30 pessoas (público vergonhoso para um evento com tamanho investimento).
Sem um argumento válido, um cordão de seguranças, somado a polícia local, obrigaram os presentes a se retirarem do famoso fim da reta do AIC.
Com um possível interesse na categoria Marcas Brasileiro para 2012, eu o Lucas e mais alguns conhecidos nos dirigimos ao autódromo. O público estava aquém do esperado para os organizadores, então acredito que estes resolveram colocar os poucos presentes em um "cercado", para que apenas naquele ponto, a foto para divulgação do evento saísse cheia. Se o problema para a não permanência no fim da reta fosse realmente segurança, relacionado aos vizinhos moradores do autódromo, então acredito que a polícia e a empresa de segurança atuante deveriam usar deste poderio para proteger o público e não retirar os poucos que prestigiavam o evento.
É lastimável o que aconteceu. Este é um dos motivos que me levam ao investimento na velocidade na terra, onde colocamos em 2011, de 5 a 10 mil pessoas em cada evento! E onde as pessoas pagam seus ingressos e podem assistir as corridas onde quiserem, fazendo seu churrasco e confraternizando com sua família.
Christiano Bornemann
"

A galera indignada...
... e a força policial retirando todos.
Esse é o reflexo de um "Automobilismo sério, feito com paixão, competência e profissionalismo".
O "grandioso" público presente no AIC.

Abaixo o vídeo com uma parte da confusão.
Percebam na ironia e no deboche do cara que está com a camisa da VICAR e diz ser o "promotor" do evento.

37 comentários:

Anônimo disse...

Lamentável a pessoa sair de casa pra assistir corrida de carro e ter que passar por essa situação. Sem comentários.
Ainda bem que eu não percorri 400km pra ver isso.

Déco #7 TCC

Anônimo disse...

Sou um apaixonado por velocidade, só não participo mais ativamente por falta de verba. Mas com certeza farei parte desta corrente Cris, e assim espero que mais pessoas o façam, só boicotando os eventos organizados por esse tipo de pessoas acredito que conseguimos mudar essa situação.
Juares Mello Júnior
(47)9642-3873

Adolf Schartner disse...

É brincadeira um negócio desses. Um Absurdo total.
Porque então não fecharam os portões de um vez?
No mês de outubro desse ano fui assistir uma corrida da Copa Pinhais de Marcas e Pilotos no AIC.
Mas fiquei um tanto decepcionado. Acho que não tinham 20 pessoas assistindo e isso com ingresso livre. E pelo que vi, não irei voltar lá tão cedo. É tudo muito sem graça. Como lá não é permitido quase nada, até para almoçar tivemos que sair do autódromo e procurar por um restaurante ali nas proximidades e voltar novamente. Porque a única lanchonete existente estava superlotada na hora do almoço.
Nada como os autódromos das pistas de terra, aonde você pode acampar, trazer ou então comprar lá mesmo o churrasco e bebidas e ser bem tratado pelos organizadores que lá eles sabem a importância dos espectadores. Prefiro gastar R$ 500,00 indo para Santa Catarina assistir uma corrida de pista de terra do que menos de R$ 100,00 numa corrida da Copa Pinhais no AIC.

Al Unser Jr. disse...

Coitado desse povo da Vicar, pensam que enganam alguém mas...

Anônimo disse...

Absurdo enorme... Comentaremos isso no programa Octanagem da Rádio Esporte Clube www.radioesporteclube.com.br(terça-feira a partir das 20:30).

Torcedores e apaixonados por automobilismo, vamos nos unir.

Harmuch393 disse...

Vergonha,em tds os sentidos,infelizmente nosso automobilismo nas mãos de pessoas desprovidas de bom senso,e de profissionalismo, e tem mais a guarda municipal não tem esta atribuição pois vcs não estavam cometendo nenhum ilicito,era um evento particular, o segurança explicou,abuso de poder....inacreditavel...esta atitude....

Anônimo disse...

Acho que foi a coisa mais BIZARRA e DEPRIMENTE que vi acontecer com o torcedor em uma pista de corrida, e se ficassem no lugar, com certeza haveria SELVAGERIA, iam sair todos na base do tapa. Que VEXAME, mas afinal de contas, se não for assim não é Brasil...

Queria saber quantos MILHÕES a cartolagem recebe do governo para fazer automobilismo no país, porque se for depender da arquibancada não tem corridas. Então é isso, o que vale é a GRANA entrando no bolso, torcedor que se fod...

Ninguém se preocupa com o público que vai as pistas, tudo é um descaso total, e quando é para tirar fotos para fazer um "bonito" na mídia, a catolagem percebe que...quase não tem ninguém no autódromo, aí vem com essa PALHAÇADA!

Eu não entendo nada de eventos, mas como estou no PAÍS DO FAZ DE CONTAS, garanto que alguma coisa de bom ia tirar disso.

Ia pegar 20 ônibus e percorrer a região procurando moradores de rua, "Olha vc assite a corrida e ainda almoça de graça na arquibancada, coisa chic, o Brasil esta mundando por vc"...pqp de onde fui tirar essa idéia.

Descobri a pólvora, a tal arquibancada escolhida para tirar fotos(para sair na revista CARAS) ia ficar lotada, e na hora que for fotografar é só fazer de longe, porque pra cartolagem morador de rua não é gente(e pelo que vi no vídeo, nem mesmo quem tem casa), mas pelo menos os de rua quebram um galho não são rebeldes.

Pelo menos alguém ia sair de barriga cheia nessa triste história. Os torcedores de Curitiba não precisam se envergonhar de nada, descaso é o Brasil todo! E parabéns a todos por filmar e colocar na mídia, para sabermos o que realmente acontece, o vídeo vale mais que 1000 palavras!!! Brasil, socialmente continua uma lata de lixo, um faz de contas, é cada um por sí.

TOMA VERGONHA NESSA CARA SAFADA, CARTOLAGEM DO BRASIL!!!

Pablo Pereira disse...

Boa tarde! Ficou evidente que a VICAR não tem o menor interesse ou comprometimento com o automobilismo. É claro o péssimo tratamento dado pelo responsável e ficou nítido como não existia um argumento plausível que justificasse a atitude do promotor do evento.

Dito isso, fiquei com uma sensação ruim e que acredito poucos se atentaram (me corrijam se eu estiver errado), mas, afinal de contas, qual o papel da guarda municipal naquele momento, atender as necessidades dos contribuintes e assim defender os interesses deles, ou defender e agir de maneira parcial os interesses dos organizadores, que por sua vez representam os interesses de uma minoria? Qual a razão de terem chamado a polícia (guarda municipal)? Fiquei extremamente intrigado e de certa forma com o estomago embrulhado ao constatar que os munícipes estavam sendo tratados de acordo com os interesses de uma organização, a VICAR, e esses interesses estavam sendo defendidos por pessoas que deveriam estar ali para defender o bem estar e o cumprimento do que é justo para as pessoas que de alguma maneira pagam os seus salários. Estou certo? É isso mesmo, ou errei? Qual a linha de pensamento correta?

Um abraço!

P.S.: As vezes me perguntam por que, como amante de automobilismo que sou, eu nunca fui a uma corrida de Stock Car, ou outros campeonatos nacionais. A resposta ficou clara nesta publicação. A muito que jornalistas sérios como o Victor Martins, Flávio Gomes, Fábio Seixas, Luís Fernando Ramos entre outros discorrem sobre as ações estupidas e exclusivamente corporativistas da VICAR, que só pensa no relacionamento entre a categoria e os seus patrocinadores e esquece do público.

Tito Morestoni disse...

Francis, escrevi e apaguei várias vezes este comentário, e realmente, não sei nem o que escrever! Isso deixa nós, apaixonados por automobilismo, sem palavras!
Lamentável...
E o pior de tudo, mesmo ameaçando de boicotar, os almofadinhas estão cagando para o público...

lombardi13 disse...

Uma coisa que eu nunca entendi é o uso de força pública em eventos particulares, seja automobilismo ou futebol.
Claro que uma grande concentração de pessoas gera um possível aumento na criminalidade, mas só por aumentar a probabilidade.
Agora, usar a força pública para retirar as pessoas da arquibancada me parece muito estranho. Se o autódromo foi locado para o promotor, ele deve providenciar tudo, inclusive a segurança. Adianto que seria pior, e haveria confronto certo, caso a força fosse particular. A polícia detesta esse tipo de operação, pois sabe que não está lidando com bandidos. Parabéns pelo respeito que trataram a força pública, mesmo que fora de propósito, e não mal intencionada, creio.
Não adianta mais a gente querer salvar nosso automobilismo. O dinheiro manda no jogo, os promotores e convidados fingem que fazem coisas boas e acreditam em suas próprias mentiras. é hora de buscar independência, rompimento com aquelas federações que não cuidam de seus associados. Automobilismo sempre foi esporte de rico, no caso dos praticantes, mas isso mudou. Hoje, com união, é possível atingir a independência. Basta iniciar o movimento.

Marcelo Pacheco #49 disse...

Só de assistir fiquei com vergonha.
Quem vai gostar dessa matéria é o Flavio Gomes, que "adora" a Vicar de paixão...
No Linha de Chegada da semana passada. tive que ouvir o Galvão Bueno dizer a todo momento que o automobilismo de turismo no brasil estava muito bem, piada, só pq os dois filhos dele foram bem na Stock e no Línea.
penso que enquanto a CBA permitir que a Vicar domine quantas categorias quiser, será isso aí. Eu assisti pela TV e realmente percebi as poucas pessoas na arquibancada principal, embora tenha achado bom para os padrões de provas da Copa Pinhais que é quase zero.
Veja o sucesso da Formula Truck que nada tem a ver com a Vicar...
A CBA terceirizou o negócio quase todo à Vicar e só recebe a sua parte. Esse brasileiro ate´que tem boas corridas mas de marcas só a carroceria, não tem o mesmo sabor de uma copa Shell, cada um com sua mecânica e o pior, o locutor insiste em dizer durante toda a transmissão "Copa Petrebrás de marcas, o seu carro nas pistas" hehe só se for a carroceria...
Acho que esse campeonato nao dura mais dois anos...

Marcelo Pacheco #49 disse...

Um detalhe, na última foto, tem mais gente na pista do que na arquibancada. Piada........

flavio turatti disse...

se os caras fazem isso com um piloto campeão brasileiro imagina que ja deve ter ocorrido em outros lugares...........
bom que serve pra nos, apaixonado por velocidade na terra, assim temos que nos mobilizar pelo que é nosso, e para de sustenta cartola
abraço a todos
vc seria preso cris mas que o cara merecia umas bordoada a merecia

carlassara disse...

Amigos! Cuidemos do nosso Catarinense e Copa Santa Catarina que já está na UTI para que não sucumba a esse ponto em que a nossa querida CBA chegou ou seja ter um contrato com essa tal (VICAR) pois a mesma é campéã de reclamações e atitudes irresponsáveis para com o o automobilismo brasileiro! Uma lástima o fato em Pinhais e mais um exemplo de que temos que nos unir (pilotos preparadores e Fauesc) para que nosso automobilismo não siga no mesmo caminho!! Abraço a todos

Angelo Gomes disse...

Carlassara chegou antes que eu, mas ia comentar o mesmo: SALVEM O AUTOMOBILISMO REGIONAL!!! APOIEM PARANAENSE E CATARINENSE DE VT, APOIEM (E COPIEM, PQ NAÃO) INICIATIVAS COMO O TCC, COMO A ASSOCIAÇÃO DE PILOTOS DO PR E SC, é isso que ainda nos resta, pq o resto do automobilismo brasileiro eu à anos coloco no mesmo balaio dos politicos... estão lá por negócio!!! Pq os que fazem por amor, por gostar... estão se acabando...

Ingo Hofmann disse...

Que saudade do automobilismo dos anos 60.

sido disse...

Realmente Cris é um fato lamentavel,entendo tua indignação porque assisti muita prova nesse local, com certeza é o melhor local nessa pista para um apaixonado por automobilismo.

Sido#57

BARULHO DE MOTOR disse...

não é só na vicar que a podridão é grande, em SC tem muita coisa que ngm gosta de falar pq tem o rabo preso.
Já a Copa Pinhais eu vejo um desrespeito com a imprensa. Não tem uma sala para a imprensa, aquela porcaria de colete só serve pra demarcar quem é o otário usando e quem é o espertalhão que está no antro da pista sem autorização.
Aquela torre na entrada do S de alta fica cheio de gente que não deveria estar ali, isto prejudica muito quem esta trabalhando, prova disto é o Angelo Gomes que fica espremido lá encima.
Os seguranças te tratam feito bandido quando alguém da torre não concorda com algum ponto da pista que estejamos.
Briefing é artigo de luxo.
Premiação geralmente chego cedo pra pegar um lugar, assim como o pessoal do Ponta Racing, Ney Quadros e o Dibe... quem chega primeiro fatalmente fica alinhado com o 1º lugar ao pódio, mas sempre tem aquela turma que vem e se mete na frente, se faz de bobo e ninguém fala nada.
Aguá ou alguma coisa pra comer? Você tá F O D I D O se pensa que terá isto, não que isto seja uma obrigação, mas pra quem tá divulgando o evento.
Eu mesmo só fotografo quem compra as fotos e uns e outros eu tiro umas fotos, pois os pilotos não ajudam e a organização se faz de coitada

Anônimo disse...

Lanço aqui um desafio, aposto com qualquer um como na próxima etapa no AIC os organizadores irão fechar de alguma forma este lado da arquibancada para concentrar as pessoas juntas.

Déco #7 TCC

James Ramos disse...

Em nome dos pilotos que estavam fazendo o verdadeiro espetáculo neste evento, eu peço desculpas ao público.

James Ramos

Assis57 disse...

Só uma coisa.
A Guarda Municipal recebe da Vimerda??? Ou é paga com dinheiro do contribuinte???
Acho que ouve inversão de papel.
Têm que levar isso pra frente, promotoria e o que mais for preciso...

Andrey Arenhart disse...

Vergonha!! Isso não vai acontecer Déco, pois nunca vai ninguém assistir corrida lá!!! Quanto á organização assino embaixo o que todos escreveram, mas com relação ao público que tem esse autódromo espetacular aí na grande Curitiba e região NOTA ZERO, pois poooouco prestigiam o automobilismo regional como a Copa Pinhais.

Anônimo disse...

é foda, no surf que é o esporte que sou apaixonado rola muito dessas palhacadas,

"valores morais, éticos e humanos são deixados de lado em prol da conta bancária"

tristeza

Tito Morestoni disse...

Fonte quente me afirmou que a uns tempos atrás, aquele bobalhão com a camisa da Vicar andou fazendo uma palhaçada desse tipo em Tarumã, e levou uma surra da galera!! Talvez por isso ele "contratou" os capangas ali para dar uma intimada...

reinaldo Campello disse...

EU FUI PILOTO PROFISSIONAL POR 14 ANOS, E ME SINTO ENVERGONHADO COM AS ATITUDES QUE VEM SENDO TOMADAS PELA vicar, cba, Reinaldo Campello

Unknown disse...

Eu e meus amigos, fomos os primeiros a entrar na segunda arquibancada. Os portões estavam fechados, mas um dos seguranças abriu o portão e disse que a gente poderia adentrar.
Entramos, nos acomodamos próximos ao primeiro pinheiro, lugar que dá uma boa vista para a subida do pinheirinho, final da reta oposta, "s" de alta, e ainda dá para ver as disputas de freiada do final da reta, abrimos nossa cervejinha, refri, e passamos a discutir sobre a prova. Eu estava achando uma maravilha, pois EU não suporto muvuca, não gosto de aglomeração, e ali, estávamos bem tranquilos.
De repente, outro segurança apareceu, falou que a gente violou os portões... argumentei falando que os portões foram abertos por pessoal autorizado, e nos autorizando a adentrar ao local. Porém, percebia que discussões não iam levar a nada... Pedimos então que, pelo menos, pudéssemos assistir a largada, pois lá da arquibancada, principal, pouco se via. Enquanto discutía-mos, foi dada a largada, e, eu sumariamente parei de prestar atenção nos seguranças (a essa altura já eram alguns, e ainda com uma equipe de 4 Guardas Municipais de Pinhais. E passei a acompanhar a corrida.
Assisti umas 2 ou 3 voltas, chamei meus amigos, e disse... ahhh... vamos embora.
ainda conseguimos um bom lugar primeira arquibancada... mas, não é dos melhores pontos.
Fiquei triste, e tive a mesma impressão que o Christiano Bornemann, existe um GRANDE DESCASO com o público...
é uma pena, pois eu estava ali, torcendo para a equipe "Ford Officer", já que eu sou um eterno apaixonado pela marca.
Apesar de tudo, deixei a mágoa de lado, e ainda consegui me divertir no evento.

LARRI disse...

Eu pensava que estávamos no ano de 2011 quase 2012, mas isto parece a décadas de 60 e 70, onde o teu livre arbítrio não existia. Nunca assisti nenhum evento da VICAR e com certeza não irei a nenhum. Acho muito boa esta idéia de fortalecermos os regionais, como é forte aí na terra em Santa Catarina e também o regional gaúcho.

Anônimo disse...

A pessoa de camisa da organização é o Sr, Manoel, funcionário da Vicar !

Francis Henrique Trennepohl disse...

Acho que tudo que tinha que ser dito já foi, mas acrescento apenas uma coisa: normalmente não acontece nada, e por ser esta a última etapa do ano e a partir de agora todos estarão ocupados com férias, festas e praia, a história morreu aqui mesmo, e ano que vem as mesmas figurinhas estarão com suas camisas bordadas bradando ordens.
Esse é o "nosso" Brasil-Sil-Sil!!!!

Rui Amaral Jr disse...

Francis desde aquele problema que tive no blog ficou tudo muito esquisito e não vi esta sua postagem...
Parabéns ao Christiano,Lucas e a vc.

Putabraço

ferraz disse...

Pois é Francis, eu não tenho mais palavras para falar desse tipo de comportamento desse caras, é lamentável mas é uma verdade...acabaram com a graça do nosso Automobilismo, eu estou prestes a abrir a caixa de ferramentas, e jogar merda pra cima...é um vergonha...valeu abs.

Rafael Baln. Camboriú disse...

Por eu ser apaixonado por roncos de carros de corrida, por carros de corrida, por carros em geral, antigos, novos, v8, v6, 4 cilindros, traçado, tração, etc:

Mais tudo isso que citei acima fica a nossa esperança para que em 2012 2013 em diante tenha mais valor que outras coisas no automobilismo.

Não sou piloto, mas sou apaixonado por aquilo que citei lá no começo. Fui sozinho em Curitiba ver a Stock Car em 12/09/2009 com minha Cg ano 99. Meu pai me disse: filho aluga uma Van, junta os amigos e vai. Hummmmmmmmm. Um abraço Francis.

Humberto Corradi disse...

Parece que o público atrapalha... Tá doido!

pedro garrafa disse...

Ao Lucas e ao Cristiano, ....saibam que voces não estão sozinhos, eu creio que uma nação inteira amante do automobilismo esportivo estará do lado de voces....somos solidarios a indignação e ao desrespeito que voces sofreram.....istó é a realidade vergonhosa e sem carater dos nossos organizadores de automobilismo, um bando ou melhor uma quadrilha na verdade.....Estamos com voces......

Ricardo Mallio Mansur disse...

Se me permitem, sinto vergonha por todos que já passaram, como também já passei, por constrangimentos em locais onde você, bem ou mal, um dia destacou! Sinto por todos os pilotos, parentes, o público em geral e principalmente por um dos maiores responsáveis por chegarmos ao topo do automobilismo e que infelizmente na semana passada sentiu o inenarrável dissabor em seu próprio país: Ser barrado no "quintal de sua casa", ou seja em Interlagos. Falo de Emmerson Fittipaldi, duas vêzes campeão mundial de F1, Campeão mundial de F. Indy e também em todas as categorias que disputou. Guardadas as devidas proporções, barrar Emmerson em Interlagos é como barrar O Papa em qualquer igreja de Roma. Contratados ou melhor ainda, voluntários que fazem parte de um evento tão importante, caro e perigoso como automobilismo, deveriam ao menos saber um pouco sobre sua história e também sobre quem as fez, principalmente, distinguir a frente da traseira de um carro de competição. Não para trocar informações ou tirar fotos, mas sim para não ser atropelado e estragar um espetáculo cada vez mais difícil de se assistir...
Ricardo Mallio Mansur

JAIRO GEVAERD #55 disse...

PARABENS AOS CRIS E AO LUCAS E AOS DEMAIS QUE DERAM A CARA A TAPA ,FILMANDO E MOSTRANDO ESTA VERGONA QUE SE INTITULA DE CBA . CONTRATANDO QUALQUER UM PARA PROMOVER UM EVENTO DE 100% DE QUALIDADE SE TRATANDO DE PILOTOS ..SENHORES ORGANIZADORES .....NOSSO DINHEIRO NAO É CAPIM PRA VCS FICAREM PASTANDO....MEU NOME É JAIRO LUIZ GEVAERD .....PILOTO E AMANTE DO AUTOMOBILISMO SERIO ................

luizborgmann disse...

Alô Francis,
Veja no site www.autoracing.com.br a resposta oficial à exposição dos fatos contidos no blog poeira.
abraços, Borg