segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Ganhou, mas não levou...

São Pedro novamente entrou em ação e estragou a festa da velocidade ontem em Ascurra, na 1ª etapa do Brasileiro de Velocidade na Terra, Copa SC e TCC (Turismo Clássico Catarinense).
Isso por si só já é triste e lamentável, mas acreditem, há uma coisa pior do que isso: vencer e não levar!
Que o diga o Sido Tiedt, amigo lá de Pomerode e piloto do Gol 57 da TCC "A", que fez a pole position nos treinos de sábado e ontem venceu a 1ª (e única) bateria da TCC que foi disputada.
Recebi ontem à noite uma ligação do Sido bastante indignado com o ocorrido e pela forma como ele e sua equipe foram tratados no pódio ao reivindicar o que era deles por direito e mérito: o troféu de 1º colocado e o lugar mais alto no pódio.
Não sei exatamente de quem é a responsabilidade por isso, se é da CBA, da FAUESC, do Clube, da Cronometragem ou sei lá quem, só posso dizer que foi incompetência, desleixo e relaxamento, fora o fato do Sido ter sido (sem nenhum trocadilho!) muito mal tratado, especialmente pelo narrador do evento, meu amigo "Juca Bala", que confesso, me decepcionou neste episódio pelo relato do Sido.

Faço questão de registrar esse fato lamentável aqui no blog por 2 motivos:
1 - Ano passado isso aconteceu comigo. Terminei em 3º na TCC "B" e me colocaram no pódio em 5º, e deram o troféu de 3º para um piloto da TCC "A".
Pra mim o troféu realmente não importa, estou cagando pra isso, o meu tesão é andar e ser feliz embaixo do capacete, o resto que se lasque, tanto é que subi no pódio em 5º e fiquei quieto, não "reclamei" meu troféu de 3º e na estante de casa está o de 5º. Se um dia a vaidade falar mais alto, troco a etiqueta e coloco a de 3º, mas acho que isso nunca vai acontecer;

2 - Essa foi a 1ª vitória da vida do Sido. Sua família estava lá, o Miranda (preparador dele) estava 'nas nuvens' tamanha a felicidade e o patrocinador principal do Sido estava em êxtase com a vitória e o convite para fazer a entrega do troféu.
Acabou que todos ficaram "chupando o dedo", como mostra a imagem abaixo, enviada pelo Sido.
O objetivo dessa postagem não é esculachar, humilhar ou 'mijar' alguém. É muito mais um desabafo. Não sou melhor do que os outros, e acho que ninguém é melhor do ninguém, apenas na condição de piloto e fundador da TCC EXIJO RESPEITO COM A CATEGORIA E COM OS "MEUS" PILOTOS.
Digo "MEUS" porque tenho responsabilidade, compromisso e gratidão com essa turma que abraçou uma ideia minha e junto comigo está fazendo desta uma das categorias mais bonitas, atraentes, atrativas e acessíveis que jamais existiu nas pistas Catarinenses.

É por este tipo de falta de respeito com os PALHAÇOS QUE DÃO O SHOW E ASSINAM O CHEQUE que muita gente está largando o capacete e comprando vara de pescar.
SEM PALHAÇO NÃO HÁ CIRCO, O ESPETÁCULO NÃO EXISTE!E o pior é que já fiquei sabendo que a confusão na entrega de troféus ocorreu em outras categorias também. Lamentável...
Como sempre, o espaço está aberto pra quem quiser se pronunciar, lembrando que educação e respeito fazem bem, muito bem!

Em tempo: os resultados das baterias de ontem estão aqui. As fotos do Ingo Hofmann, do Fotolog Barulho de Motor estão aqui, e as fotos do Jimmi Torres, do Barulho de Motor estão aqui.


ATUALIZANDO ÀS 15:23 - Passei agora no início da tarde na FAUESC e conversei com o Carlinhos (responsável pela cronometragem) sobre a confusão e o mal estar causado pela troca de posições no pódio, etc.
Ele imediatamente abriu o pendrive aonde estavam os resultados de ontem e imprimiu a mesma folha que, segundo ele, foi entregue ao "Juca Bala" para que fosse feita a premiação.
Tirei uma foto da folha e ela está aí abaixo. É só clicar e abrir o arquivo em tela cheia.
Se depois disso alguém ainda tiver alguma dúvida sobre o resultado da corrida, a gente vê um hospício bem legal e manda internar o cidadão...

Fotos: Acervo pessoal Sido Tiedt / Reprodução FAUESC

Desafio Poeira na Veia

Mais um desafio da série "fácil demais".
Quem são os pilotos? Que ano? Que pista é essa?
Mais fácil que empurrar bêbado em ladeira...

Aniversariante do Dia

Joinville está sendo o principal 'reduto' de aniversariantes dos últimos dias, e hoje tem mais um: José Osvaldo Oliveira é quem paga o chopp e a picanha.
E a grande notícia é que o José Osvaldo deve voltar ao Catarinense de Terra já na 2ª etapa, em Joaçaba, no mês que vem, juntamente com sua filha, Camila Oliveira, que competirá na Marcas N.
Parabéns, saúde e sucesso!

José Osvaldo...
... e o Omega 88 no "Cavalo de Aço", em Joaçaba.

Fotos: Acervo pessoal Francis H. Trennepohl / Jimmi Torres -
Barulho de Motor
.
PS: Se estivesse vivo, quem faria aniversário hoje também seria o "Palestra", que deve cortar um bolo lá céu. Saudades...

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Ascurra chamando

E o 'fiadapú' do São Pedro permitiu que ontem fossem realizados os treinos, tomadas e as primeiras baterias em Ascurra.
A galeria completa do Jimmi Torres, do site Barulho de Motor, está aqui, e a do Ingo Hofmann, do Fotolog Barulho de Motor está aqui.
Agora é torcer pra que hoje transcorra tudo sem chuva...

Carlos "Xanxerê" Ferreira capotando nos treinos de ontem.
Os resultados dos treinos e baterias de ontem estão aqui.

Fotos: Jimmi Torres - Barulho de Motor

Por onde anda???

Há muito tempo que o "por onde anda???" não entrava no ar, pra ser mais preciso desde Julho do ano passado, mas hoje a pergunta veio e a turma quer saber "por onde anda" César Maba, Campeão da Marcas em 1985.
A turma de Jaraguá do Sul, terra do Maba, deve nos ajudar em alguma coisa.
César Maba no pódio...
... e o Gol 25 em ação em São Bento do Sul.

Fotos: Acervo pessoal Juliano Marcon / Acervo pessoal Leomar Fendrich Júnior

Programa "Velocidade" 26/02/11

Abaixo o programa "Velocidade" exibido ontem pela TVBV (Band) com a abertura do Catarinense de Terra em Lontras.
As categorias Mini Fórmula Tubular e Marcas N foram os destaques. No próximo programa serão mostradas as disputas da Marcas A e B e Stock Car Opala A e B.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Stock Car Omega de volta à terrinha!

A notícia é mais do que excelente: já na 2ª etapa do Catarinense, a ser disputada nos dias 18 e 19 do mês que vem, em Joaçaba, os Omegas voltam a fazer parte do Campeonato.
Saiu a portaria no site da FAUESC (clique aqui para ler), e independente do número de carros inscritos a categoria larga, ou em conjunto com a Stock Car Opala (se der 5 carros ou menos) ou sozinha (6 carros ou mais).
Só faltou ficar claro na portaria a forma de pontuação e descarte, que suponho que sejam válidas apenas 9 corridas e haverão 2 descartes. Pelo menos isso seria o mais lógico, mas faltou escrever...


Grid da Stock Car Omega em Lontras, em Agosto de 2009, com 13 carros no grid.
Esperamos que isso se repita ainda em 2011...

Foto: Ingo Hofmann

Sempre ele...

O que deveria ter sido o primeiro dia de treinos para a abertura do Brasileiro de Velocidade na Terra não foi. A "estrela" das pistas catarinenses entrou em ação novamente: o 'fiadapú' do São Pedro.
Choveu bastante ontem na região de Ascurra e ninguém foi pra pista.
A corrida está mantida e a expectativa é que hoje e amanhã o tempo colabore, mas a programação, que já estava no limite dos horários, agora foi pro 'beleléu'...
E nunca é demais lembrar que juntamente com a abertura do Brasileiro de Velocidade na Terra vai rolar a 1ª etapa da Copa SC e a abertura da TCC (Turismo Clássico Catarinense).

Troféu Clássicos Marcas e Pilotos

Recebo email do amigo Alfredo Gehre, organizador da categoria "Copa Clássicos de Competição" e que faz parte do grupo que está organizando uma categoria para os "velhozes" em São Paulo.
Trata-se do "Troféu Clássicos Marcas e Pilotos", que tem por objetivo trazer pra pista os modelos Passat, Voyage, Oggi, Escort, Gol "quadrado" e outros tantos modelos que fizeram o espetáculo nos anos 1980.

Quem 'encabeça' a criação desta categoria é o Alfredo Gehre, Milton Pecegueiro Rubinho, Luis Otavio Machado e o querido amigo Cláudio Ceregatti, o "Comendador", o mentiroso mais doce do sul do mundo e que tem uma paixão doentia e maluca por carros e corridas.
Com um time desses, a categoria já nasce grande e forte! E a turma da poeira deseja sucesso e vida longa ao "TCMP"!










E nós já estamos nos organizando pra ir à Interlagos prestigiar uma etapa do "TCMP", e com um pouco de sorte, levaremos uma cegonha com 10 carros da TCC pra realizar o sonho de muitos de correr no "Templo".

Aniversariante do Dia (II)

E também em Curitiba tem festa na casa do amigo Gabriel Sutil, o responsável pelo excelente "Paddock", blog novo (e promissor) que trata do Automobilismo na Terra no PR (e por tabela de outros estados).
Parabéns, sucesso e muitas alegrias!

Gabriel.

Foto: Acervo pessoal Gabriel Sutil

Aniversariante do Dia (I)

Festa das boas hoje em Curitiba, e quem paga a churrascada e o chopp é Lucas Bornemann, piloto do Gol 41 da Marcas "A" do Catarinense de Terra.
Parabéns, saúde e muitas felicidades!


Lucas...

... e o Gol 41 em Lontras.

Fotos: Jimmi Torres - Barulho de Motor

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Corrida de Kombi e Calhambeque em Cascavel

Eu achei que já tinha postado aqui este vídeo, mas me enganei.
O amigo Fernando Patussi mandou a dica e hoje vai: corrida de Kombi e Calhambeque na pista de terra em Cascavel.
O vídeo foi postado no 'VocêTubo' pelo arqueólogo automobilístico Pietro Tebaldi, e vale a pena cada segundo das imagens.
Divirtam-se!

Programa "Sport Machine"

Abaixo o programa "Sport Machine" que traz tudo sobre a abertura do Catarinense de Velocidade na Terra, inclusive o acidente do Fausto De Lucca na Marcas N.

Aniversariante do Dia

Hoje tem mais festança em Joinville (e quando a festa é na sexta-feira, a bebida vai em dobro!), e quem paga o chopp é a Camila Oliveira, que em 2010 disputou o Catarinense de Terra na Marcas N.
Neste ano a Camila deverá disputar a Stock Car Omega na Copa Pinhais, dividindo a condução do carro com seu pai, José Osvaldo Oliveira.
Parabéns, felicidades e muito sucesso!


Camila...

... e o Gol 88 em ação no "Cavalo de Aço", em Joaçaba.

Fotos: Jimmi Torres -
Barulho de Motor

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A pole da F-100 em Joaçaba

Dias atrás surgiu nos comentários aqui a "lenda" da pole da F-100 em Joaçaba, em 1965. Já tinha ouvido falar desta história, mas ficava "em cima do muro" entre acreditar e duvidar, afinal o que não falta nas corridas são histórias e "estórias".
Aí recebi um email do amigo Remi Rodrigues, gente boa 'pacas' lá de Joaçaba com o seguinte texto e imagens:

"Lendo esta reportagem que saiu na Auto Esporte de 1965 e vendo a foto , cheguei a seguinte conclusão: quem fez o melhor tempo nos treinos da prova "1 Hora de Joaçaba" foi a F-100 do piloto Wilson Colombi, de Chapecó. O Lunardi venceu uma prova de arrancada (ver a primeira página do jornal que você está postando fotos) com uma F-100 1962-63 e foi
antes de ser construído o autódromo.
Veja bem, porque o Lunardi iria treinar para a corrida com uma F-100 se ele corria com um DKW, inclusive vencendo esta prova?
Então eu acho que esta "lenda" da F-100 pertence ao Wilson Colombi de Chapecó.
Vou tentar levantar mais alguma coisa com quem me enviou esta foto
."

A F-100 em ação, levantando voo...
... e a matéria da Auto Esporte.
Valeu, Remi!

Fotos: 
Revista Auto Esporte - Agosto 1965 - Acervo pessoal Remi Rodrigues

"Catarinas" na Copa Pinhais (4)


Pilotos: MICHEL GIUSTI / ALEXANDRE FRANKENBERGER
Número do Carro: 18
Categoria: MARCAS "A"
Cidade: JOAÇABA / SÃO BENTO DO SUL (SC)
Equipe/Preparador: FF RACING / ARILDO FRANKENBERGER


Foto: Acervo pessoal Michel Giusti

Aniversariante do Dia

Festança em Joinville hoje, e o chopp e a picanha ficam por conta do Jacson Trierweiler, piloto da Marcas "N".
Parabéns, saúde e sucesso!


Jacson...

... e o Gol 34 em ação em São Bento do Sul.

Fotos: Ingo Hofmann / Acervo pessoal Jacson Trierweiler

Programa "Competição" 18/02/11

Abaixo o programa "Competição" da última semana, com destaque para a Festa de Premiação da Federação Catarinense de Motociclismo.

Parte 1:



Parte 2:


Parte 3:

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

É neste final de semana!!!

É neste final de semana que será dada a largada da Copa SC, TCC (Turismo Clássico Catarinense) e Brasileiro de Velocidade na Terra em Ascurra, no Autódromo Max Mohr.
Em função do adiantamento desta prova, que estava prevista para o final de Março, a TCC deve ter um grid reduzido, uma vez que muitos carros novos estão sendo construídos e outros passam por reformas e estão "internados", como o meu "Pinico Atômico" e o "NG002", do Ike Nodari.
Independente disso, o espetáculo estará garantido em todas as categorias e fica aqui o convite pra turma prestigiar o evento.
Vale lembrar que os treinos pro Brasileiro já começam no dia 25, sexta feira.
A presença do piloto blumenauense Max Hermann Mohr, que dá nome ao Autódromo de Ascurra, deverá ser uma das grandes atrações na categoria Stock Car.

Abaixo a nova programação.
Dia 25/02/2011 – Sexta-Feira09:30 – 10:00 – Treino Livre Turismo 1600cc.
10:15 – 10:25 – Treino Livre Mini Fórmula
10:30 – 11:00 – Treino Livre Fórmula Tubular
11:15 – 11:45 – Treino Livre Stock Car 5000cc.
14,00 – 14:30 – Treino Livre Turismo 1600cc.
14:45 – 15:15 – Treino Livre Mini Fórmula
15:30 – 16:00 – Treino Livre Fórmula Tubular
16:15 – 16:45 – Treino Livre Stock Car 5000cc.

Dia 26/02/2011 – Sábado08:00 – 08:20 – Treino Livre Turismo 1600cc
08:30 – 08:40 – Treino Livre Mini Fórmula
08:50 – 09:10 – Treino Livre Fórmula Tubular
09:20 – 09:40 – Treino Livre Stock Car 5000cc.
09:50 – 10:05 – Treino Livre Fusca Cross
10:15 – 10:30 – Treino Livre Turismo Clássico
10:40 – 10:55 – Treino Livre 1600cc Light
11:00 – BRIEFING OBRIGATÓRIO P/TODOS PILOTOS
11:30 – 5 minutos + 10 minutos - Treino Classificatório Turismo 1600cc.
12:00 - 3 minutos + 07 minutos – Treino Classificatório Mini Fórmula
12:20 - 5 minutos + 10 minutos – Treino Classificatório Fórmula Tubular
12:40 - 5 minutos + 10 minutos – Stock Car 5000cc.
13:30 - 15 minutos Treino Classificatório Fusca Cross
13:50 - 15 minutos Treino Classificatório Turismo Clássico
14:15 - 15 minutos Treino Classificatório 1600cc Light
14:40 – Abertura de Box p/Alinhamento
14:50 – 20 minutos + 2 voltas - Turismo 1600cc.
15:20 – Abertura de Box p/Alinhamento
15:25 – 12 minutos + 1 volta – Mini Fórmula
15:50 – Abertura de Box p/Alinhamento
16:00 – 20 minutos + 2 voltas – Fórmula Tubular
16:30 – Abertura de Box p/Alinhamento
16:40 – 20 minutos + 2 voltas Stock Car 5000cc
17:15 – Abertura de Box p/Alinhamento
17:25 – 20 minutos + 1 volta Fusca Cross

27/02/2011 – DOMINGO08:00 – Treino Livre Turismo 1600cc.
08:20 – Treino Livre Mini Fórmula
08:40 – Treino Livre Fórmula Tubular
09:00 – Treino Livre Stock Car 5000cc.
09:20 – Treino Livre – Turismo Clássico
09:40 – Treino Livre Turismo 1600.Light
10:00 – BRIEFING - OBRIGATÓRIO
10:20 – 5 minutos + 10 minutos – Treino Classificatório Turismo 1600cc.
10:45 – 3 minutos + 07 minutos – Treino Classificatório Mini Fórmula
11:00 – 5 minutos + 10 minutos – Treino Classificatório Fórmula Tubular
11:30 – 5 minutos + 10 minutos – Treino Classificatório Stock Car 5000cc.
13:00 – Abertura de Box p/Alinhamento
13:10 – 20 minutos + 1 volta – Turismo Clássico
13:45 – Abertura de Box p/Alinhamento
13:55 – 20 minutos + 1 volta – Turismo 1600cc.Light
14:30 – Abertura de Box p/Alinhamento
14:40 – 20 minutos + 2 voltas – Turismo 1600cc.
15:30 – Abertura de Box p/Alinhamento
15:35 – 12 minutos + 1 volta Mini Fórmula
16:00 – Abertura de Box p/Alinhamento
16:10 – 20 minutos + 2 voltas – Fórmula Tubular
16:50 – Abertura de Box p/Alinhamento
17:00 – 20 minutos + 2 voltas Stock Car 5000cc.
18:00 – PREMIAÇÃO - Podium

Fotos: Divulgação Júnior Baifus / Jimmi Torres - Barulho de Motor

A História do Automobilismo em Joaçaba (7)

Pois é, tudo que é bom dura pouco. Acabou... Quem gostou bate palma!



Imagens: JSC (Junho 1986) - Acervo pessoal "Ike" Nodari

"Pinicos" na telinha

Sensacional este vídeo publicado no 'VocêTubo' pelo "TomateShine", que mostra imagens maravilhosas dos "Pinicos Atômicos" da Divisão 3, com seus ALICATÕES-MESTRES ao volante.
Vale a pena ver e viajar no tempo...

'Catarinas' na Copa Pinhais (3)


Piloto: JAMES RAMOS
Número do Carro: 7
Categoria: MARCAS A
Cidade: BLUMENAU (SC)
Equipe/Preparador: RAMOS RACING / JOSÉ RAMOS


Fotos: Acervo pessoal James Ramos

'Catarinas' na Copa Pinhais (2)



Piloto: TITO MORESTONI
Número do Carro: 03
Categoria: STOCK CAR OMEGA
Cidade: BLUMENAU (SC)
Equipe/Preparador: PRUNER RACING / EDISON SEGANTINI

Fotos: Jimmi Torres -
Barulho de Motor / Elke Zalasik

Aniversariante do Dia

Armin Kliewer é o cara que assina o cheque hoje pra festança em Curitiba, com picanha na brasa e chopp gelado.
Parabéns, saúde e muitas felicidades!


Armin...

... e o Omega 11 da Copa Pinhais.

Fotos: Ingo Hofmann
/ Jimmi Torres - Barulho de Motor

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Uma ultrapassagem de tirar o fôlego!

Recebo email do Jeison Carlos Silva com a sequência de imagens da ultrapassagem do Alexandro "Cachaça" Spézia sobre Walter Schmitz Neto, na disputa pela 2ª posição na Marcas A.
É simplesmente espetacular, de arrepiar e tirar o fôlego!
As imagens falam por si só...




Como diria um certo amigo meu, "é preciso ter 3 côcos para isto". E é mesmo, ou talvez não ter nenhum...
Quando eu crescer quero pilotar assim!


Fotos: Acervo pessoal Jeison Carlos Silva

A História do Automobilismo em Joaçaba (6)

Mais uma dose homeopática hoje. É a penúltima.


Imagens: JSC (Junho 1986) - Acervo pessoal "Ike" Nodari

"Catarinas" na Copa Pinhais (1)

Hoje começo a apresentar os "Catarinas" que estarão defendendo as cores do nosso estado em 2011 na Copa Pinhais.
Quem for correr lá, por favor mande as informações e fotos para cá (
fht2competicoes@gmail.com).


Piloto: GUSTAVO MAGNABOSCO
Número do Carro: 112
Categoria: MARCAS B
Cidade: CATANDUVAS (SC)
Equipe/Preparador: FF RACING / ARILDO FRANKENBERGER

Fotos: Acervo pessoal Gustavo Magnabosco

Programa "Velocidade" 19/02/11

Abaixo o programa "Velocidade" exibido no último final de semana (19/11) pela TVBV.
Os destaques do programa são a abertura do Catarinense de Terra em Lontras, abertura da Copa SC e TCC (Turismo Clássico Catarinense) e a festa de Tito Morestoni.

Classificados

VENDE-SE

Gol Campeão Catarinense e da Copa Santa Catarina 2010

Valor: R$ 16.000,00 (completo menos motor e suspensão)
 

Contato: Alan Schwartz - mercadoemb@terra.com.br



VENDE-SE

Gol Vice-Campeão da Copa Santa Catarina 2010

Valor: R$ 13.000,00 (completo menos motor e suspensão)

Contato: Alan Schwartz - mercadoemb@terra.com.br

Fotos: Alan Schwartz

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Catarinense de Terra 2011 dá a largada em Lontras

São Pedro colaborou e finalmente as máquinas do Catarinense de Terra puderam acelerar no último final de semana em Lontras, na abertura do Estadual 2011.
Os grids não foram tão grandes como em outros anos, mas verdade seja dita, não foi aquele fiasco todo que alguns temiam (inclusive eu).
Na realidade o principal ponto negativo do final de semana foi o esquema armado pelo Automóvel Clube de Lontras, que pela enxurrada de emails e algumas ligações que recebi , a coisa foi feia na portaria do Autódromo.
Não vou ser irresponsável e atirar pedras ou crucificar alguém - até porque eu não estava em Lontras -, mas uma coisa que vale pra todo mundo em todos os momentos da vida é bom senso, e pelo teor das declarações de quem fez contato comigo, foi justamente isso que faltou, e quando falta bom senso, sobra grosseria, reclamações e gente insatisfeita...
Mas vamos ao que interessa: na pista os principais favoritos corresponderam as expectativas e venceram.

Na Marcas "A" Leopoldo Mees Neto venceu...

... enquanto na Marcas "B" deu Juliano Dutra...

... e na "N" venceu Samuel Deucher.

Já na Stock Car Opala "A" deu Tito Morestoni...

... enquanto na "B" deu Aladir Amorim...


... e na MFT (Mini Fórmula Tubular) venceu Maicon Oliveira na "A"...
... e Mário Vieira Júnior na "B".

A galeria de fotos do competentíssimo Jimmi Torres, do Barulho de Motor, está aqui (sábado) e aqui (domingo). Já as fotos do não menos competente Ingo Hofmann, do fotolog Barulho de Motor estão aqui.
Abaixo os resultados completos por categoria:
-
Mini Fórmula Tubular
-
Marcas A e B
-
Stock Car Opala "A" e "B"
-
Marcas N

Fotos: Jimmi Torres -
Barulho de Motor / Ingo Hofmann