quarta-feira, 30 de setembro de 2009

LUTO

Com muita tristeza e pesar recebi a notícia do falecimento do Reinaldo José Albuquerque, que por vários e vários anos foi o locutor/narrador oficial do Catarinense de Automobilismo. 

Reinaldo José Albuqerque, o "Gogó de Ouro".

Registro aqui meus sentimentos à família e amigos, aos quais me incluo.
O "time" lá de cima está cada vez mais forte, com uma turma grande e que deixou muitas saudades por aqui.

 Vai com Deus, Reinaldo!

Fotos: Revista Pista Livre (dezembro / 1993 e julho / 1994)

Programa "Velocidade" 19/09/09

Assista abaixo o programa "Velocidade" que foi ao ar no último dia 19/09 pela TVBV (Band).
A 6ª etapa da Copa Peugeot em Blumenau, a Copa Troller em Florianópolis e o Catarinense de Terra foram os destaques do programa, que teve como convidado o piloto de rali Bernardo Koller.
Parte 1:



Parte 2:


Parte 3:

Está no ar!

Ontem a noite entrou no ar o site BARULHO DE MOTOR, que será comandado pelo amigo Jimmi Torres e trará tudo sobre o Catarinense de Terra e a Copa Santa Catarina de Automobilismo.
O site ficou belíssimo e vale a pena a visita.
Parabéns ao Jimmi, ao Ingo Hofmann (que também toca com grande excelência o Fotolog Barulho de Motor), a Elke Zalasik, ao Caio Lyra e ao Ricardo Castro pelo site.

O blog POEIRA NA VEIA dá as boas vindas ao BARULHO DE MOTOR e deseja sucesso e vida longa ao site!

Imagem: Divulgação Jimmi Torres

Mais do Marinho

Mais algumas imagens do acervo que o Ezequiel mandou sobre o Elmes Marinho, de Curitibanos.
Elmes Marinho ao lado do carro com sua equipe em Santa Cecília.
Elmes a frente do Ronaldo da Rocha (Opala 77) no 'contorno do lago', em Joaçaba...
... e na "reta" de largada, seguido de perto pelo Luiz Carlos Zappelini (Opala 4).
Elmes Marinho (macacão branco), Clóvis "Koy" Bechtold (com o "Koyzinho" no colo), Luiz Carlos Pruner, o "Caco" (macacão vermelho, no lugar mais alto do pódio), Djalma da Costa (macacão laranja), Vitalino Gargioni (macacão vermelho e boné azul) e Ronaldo da Rocha (macacão preto).

Fotos: Acervo pessoal Ezequiel Vieira

Medalha, medalha, medalha!

Recebi ontem e-mail do Claude Bes com uma imagem muito legal: a medalha de pole-position para o preparador da 5.000cc.
Na ocasião era a inauguração do Autódromo Internacional de Chapecó, dia 25 de agosto de 1991, feriado municipal naquela belíssima cidade.
Eu estive no Autódromo assistindo as tomadas de tempo no sábado e no domingo as baterias, e o Clóvis "Chulé" Concatto deu um banho com Opala amarelo número 17, do Frigorífico Chapecó, e fez a pole e venceu a corrida, com o Armin Kliewer em segundo, com o Opala 11, vermelho e amarelo, sem nenhum patrocínio e lindíssimo.

Diz o Claude: "Não vejo a hora de tentar ganhar outra medalha dessas".
Tomara que venham muitas!
PS: E por uma coincidência muito grande, era justamente na "Óptica Visual" que eu fazia meus óculos quando eu morava em Chapecó. Eita mundinho pequeno!

Foto: Acervo pessoal Claude Bes

Parece que agora vai!

No início da semana a previsão apontava chuva para Chapecó neste próximo domingo, mas hoje tudo mudou e o tempo a partir de sexta feira ficará firme, o que deve permitir (até que enfim!) a realização da 8ª etapa do Catarinense de Terra.
Tomara que continue assim!

Imagem: Site Tempo Agora

Aniversariante do Dia

Hoje tem festa na "capital nacional da cebola", Ituporanga, e quem 'assina o cheque' é o piloto do Gol 66 da Marcas N Samuel Deucher.
Parabéns, felicidades e muito sucesso!


Samuel...

... e seu Gol 66 em ação em Joaçaba.

Fotos: Ingo Hofmann

terça-feira, 29 de setembro de 2009

"PoeirasTur" na estrada!

Ontem prometi que esta semana definiria tudo a respeito da viagem para o Museu do Automobilismo Brasileiro, em Passo Fundo (RS), levando um ônibus cheio de barriga verde e pulmão marrom.
Pois bem, já consegui 'matar' todas as pendências e está tudo decidido.
Novamente teremos presenças ilustres no 'busão' (na realidade todas serão, mas alguns vários títulos estarão conosco na estrada, mais do que na viagem para São Paulo), que deverá sair de Balneário Camboriú na noite de 30 de Outubro (sexta feira), por volta das 22:00 horas, e ir recolhendo a turma pela estrada (Florianópolis, Alfredo Wagner e Lages), chegando em Passo Fundo na manhã de sábado, dia 31, bem cedinho.

Passaremos o dia inteiro no Museu do Automobilismo Brasileiro e no final da tarde retornamos, sendo que na madrugada/manhã de domingo (dia 1º de Novembro) todos já estarão em suas casas.
Caso seja necessário, faremos ajustes para incluir outros locais de "coleta de tarados pela velocidade", dependendo da quantidade de pessoas que houver para pegar e desde que não saia da rota, que é BR 101 e depois BR 282.
Nesta data não haverá nenhuma corrida do Catarinense de Terra, Copa Santa Catarina, Paranaense de Terra ou Paranaense de Asfalto, o que vai facilitar para os amantes da terra, pilotos, preparadores e jornalistas que já confirmaram a presença.
Posso garantir que quem for viverá um sábado inesquecível e fará uma "viagem no tempo", vendo belíssimas máquinas que pertenceram as grandes lendas do Automobilismo Brasileiro.
Assim como da outra vez, a única desculpa para não ir é a morte, outra não será aceita!

O ônibus NÃO será esse, e sim um bem melhor!

Diferente da viagem que fizemos para São Paulo, mais precisamente ao Autódromo de Interlagos, quando fomos com um ônibus "leito turismo" (com 44 lugares), desta vez o 'busão' será um LEITO, com apenas 30 lugares, muito mais confortável e com maior comodidade.
Algumas vagas já estão reservadas, então quem quiser ir tem que se mexer logo, inclusive (e principalmente) porque o número de vagas é reduzido desta vez, em função da capacidade do ônibus, que será muito melhor.
O valor por pessoa ficou em R$ 185,00, com direito a bebidas (não alcoólicas) e 'quitutes' free no ônibus na ida e na volta.
A confirmação da reserva só se dá com o pagamento, que pode ser feito em depósito na minha conta corrente (passo os dados bancários por e-mail) ou em Chapecó, pra quem for pra lá neste final de semana - isso se São Pedro colaborar.
Como são poucos lugares e muita gente interessada, sugiro que quem queira realmente participar desta viagem se mexa logo e não deixe para depois.
Vai haver na viagem sorteio de brindes (camisetas, livros e mais algumas coisas).
Preparem as máquinas fotográficas, filmadoras e o "HD" da cabeça, porque vai ser muita coisa num dia só!
Vamos nessa?!?



PS1: O pessoal de Blumenau, Joinville, Curitiba e 'afins' pegará o ônibus em Balneário Camboriú. Já os de Rio do Sul podem ir até Alfredo Wagner, ou se quiserem também até Balneário Camboriú.
PS2: A turma do Oeste de SC que já se comprometeu a ir, minha sugestão é que sigam direto das suas cidades para Passo Fundo. Fica irracional exigir que todos venham pra cá e sigam conosco.
Sugiro que se organizem - aqui mesmo pelo blog, nos comentários -, e 'rachem' o combustível, uma vez que não terão que pagar o valor do ônibus.
Abaixo segue o "Alvará de Soltura" para os que são "paus-mandados" pelas mulheres.
Muitos prometeram que iriam pra SP e na 'hora H' deram pra trás, tudo porque as esposas não deixaram eles viajar...

Favor preencher, assinar e enviar junto com o comprovante (só os "paus-mandados"). hahaha

Imagens: Internet

Vem mais coisa boa por aí!

Recebi ontem um acervo muito bacana do Ezequiel Vieira (filho do "Toninho", de Lages) sobre o Elmes Marinho, piloto de Curitibanos e muito amigo da família do "Toninho".
As imagens abaixo são de 1988.
Elmes Marinho ao lado do carro em Santa Cecília. Detalhe: vejam só que beleza o 'povão' nas arquibancadas!
Elmes acelerando em Lages...
... e em Joaçaba, disputando com Luiz Carlos Pruner, o "Caco".

Valeu Ezequiel, obrigado!

Fotos: Acervo pessoal Ezequiel Vieira

Carros Antigos em Joaçaba

O Remi Rodrigues, lá de Joaçaba, manda e-mail informando de um evento que vai acontecer naquela cidade dias 10 e 11 de Outubro.
É o "4º Encontro Carros Antigos de Joaçaba".

O Remi trabalha com restauração e comércio de peças para carros antigos. Para conhecer, clique aqui.
Pra turma que curte a "ferrugem", é um excelente programa...

Imagens: Divulgação Remi Rodrigues

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

E vem aí... (II)

Continuando com algumas imagens (escolhidas aleatoriamente) pra 'aguçar' os amantes da velocidade.
Até sexta divulgo a data, os valores e todas as informações necessárias.
Não esqueçam: serão poucas vagas!

Carretera Chevrolet Corvette Coupé 1938, de Orlando Menegaz, Ítalo Bertão e Daniel Winik.

Carretera Ford Edelbrook Coupé 1940, de Aido Finardi (pai do João Finardi) e Orlando Menegaz.

Fórmula FittiVê 1966, de Emerson Fittipaldi.

Fórmula Ford JQReynard 1987, de Christian Fittipaldi.

Protótipo Meta 20 1970, de "Chico" Landi.

Protótipo Avallone Ford 1972, de Nílson Clemente e Antônio Castro Prado.

Protótipo Trueno Sprint 1971, de Pedro Victor De Lamare.

Fórmula Júnior DKW.

Gordini (pista de terra), de Otile Eugênio Casanova e Paulo Afonso Trevisan.

Escort Equipe Greco/Ford, de Ingo Hofmann, Fábio Greco, Angelo Giombelli, entre outros.

Stock Car (carroceria tipo Nascar), de Wilsinho Fittipaldi, Ney Faustini, Luiz Fernando Baptista e João Caldeira.

Berlinetta Biotto Abarth.

Monoposto Ford T 1926.
Tudo isso e muito, mas muito mais pra quem for nessa viagem...

Fotos: Museu do Automobilismo Brasileiro

Acho que 'melou' de vez...

Acabei de ver a previsão de tempo em vários sites, e serei bem direto no 'achismo': a 8ª etapa do Catarinense de Terra em Chapecó 'melou' de vez.
A previsão é a pior possível pra semana inteira, e como vem acontecendo sistematicamente nas últimas semanas, a previsão para domingo é de chuva.
O negócio é esperar o que vai acontecer nos próximos dias e qual será a decisão do Automóvel Clube de Chapecó e da FAUESC.
Espero que algo aconteça e o tempo mude, pois São Pedro está de sacanagem com os amantes da Velocidade na Terra.
Vamos torcer!

domingo, 27 de setembro de 2009

E vem aí... (I)

Pra dar um gostinho do que vem por aí, algumas imagens escolhidas aleatoriamente, pra 'aguçar' os amantes da velocidade.
No total, o Paulo Trevisan tem mais de 80 carros no acervo do
Museu do Automobilismo Brasileiro, que é o nosso próximo destino do "PoeirasTur".
Esta semana divulgo a data, os valores e todas as informações necessárias.
Adianto que serão poucas vagas e será um dia inesquecível pra quem tem o Automobilismo no sangue.


Fórmula JQ Reynard, de Rubens Barrichello.

Fórmula Super Vê Polar, de Alfredo Guaraná Menezes.

Carretera Chevrolet Corvette Coupê 1939, de Catharino Andreatta, Chico Landi, Camillo Christófaro, Breno Fornari, entre outros.

Protótipo Casari A1 230, de Norman Casari, Jan Balder, Bob Sharp e Milton Amaral.

Protótipo gaúcho Tubarão II, de Carlinhos Andrade e Tiel Andrade.

Carcará II, de Mário César de Camargo Filho (o "Marinho") e Norman Casari. Este carro foi recordista brasileiro e sul americano de velocidade em 1966.

Karmann Ghia/Porsche Dacon, de Emerson Fittipaldi, Wilson Fittipaldi, "Chico" Lameirão, entre outros.

Maverick Berta Hollywood, de Tite Catapani, Luizinho Pereira Bueno e Edison Tróglio.
Passat Hot Car, de Toninho da Matta, José Roque Bresolin, Délcio Dornelles, entre outros.

Escort Equipe Rossi, de Egon Herzfeld, Vicente Daudt, Jorge Fleck e Walter Soldan.

Opala Stock Car 1980, de Ingo Hofmann.

Opala Stock Car 1988 (Carroceria Hidroplás), de Ingo Hofmann e José A. Forcolin.

Stock Car Omega, de Adalberto Jardim e Marcelo Reis.

Maseratti 4CLT 48, de Luigi ("Gigi") Villoresi e Rosalvo Mansur Francisco.

Biposto Ford T 1925, de Francisco Tejera.

Chassi de Kart Mini, de 1965...

... e outro chassi Mini de 1969.
Tudo isso e muito, mas muito mais pra quem for nessa viagem...

Auch!

O piloto Scott Sharp sofreu um violentíssimo acidente durante os treinos livres para a Petit Le Mans, etapa da temporada da American Le Mans Series.
O Accura ARX 02 de Sharp ficou totalmente destruído na batida. O piloto, no entanto, não teve nenhum ferimento e passa bem.


E viva os equipamentos de segurança!

Informações: Grande Prêmio

sábado, 26 de setembro de 2009

Alteração no calendário do Catarinense de Terra

Em razão das fortes chuvas que caem em Santa Catarina nas últimas semanas a 8ª etapa do Catarinense de Terra já foi transferida 3 vezes, e em função disso houve a necessidade de se alterar também a 9ª etapa (somado a isso as obras que estão sendo realizadas no "Cavalo de Aço").
Abaixo as etapas já realizadas e as 3 que ainda restam:
1ª Etapa - 07 e 08/02 - JOAÇABA (Realizada)
2ª Etapa - 14 e 15/03 - SÃO BENTO DO SUL (Realizada)
3ª Etapa - 18 e 19/04 - LONTRAS (Realizada)
4ª Etapa - 16 e 17/05 - CHAPECÓ (Realizada)
5ª Etapa - 06 e 07/06 - JOAÇABA (Realizada)
6ª Etapa - 04 e 05/07 - SÃO BENTO DO SUL (Realizada)
7ª Etapa - 15 e 16/08 - LONTRAS (Realizada)
8ª Etapa - 03 e 04/10 - CHAPECÓ
9ª Etapa - 17 e 18/10 - JOAÇABA
10ª Etapa - 14 e 15/11 - LONTRAS

Os mais atentos já terão percebido que a 9ª etapa será exatamente no mesmo dia do GP Brasil de Fórmula 1. Não tem erro nenhum na data, é isso mesmo.
Já a Copa Santa Catarina permanece com as seguintes datas das provas finais:
1ª Etapa - 04 e 05/04 - ASCURRA (Realizada)
2ª Etapa - 20 e 21/06 - ASCURRA (Realizada)
Etapa - 29 e 30/08 - ASCURRA (Realizada)
4ª Etapa - 24 e 25/10 - ASCURRA
5ª Etapa - 05 e 06/12 - ASCURRA

A Copa Santa Catarina tinha inicialmente prevista 6 etapas durante o ano, mas devido as chuvas aquela que deveria ter sido a 3ª etapa, nos dias18 e 19 de Julho, acabou sendo cancelada, e com isso serão apenas 5 etapas.

Mais do Pante

Mais algumas fotos do arquivo do Juliano Marcon que mostram o joaçabense Jorge Pante em ação.
Jorge Pante com o Lauri Farias ao seu lado na largada...
... e no pódio Clóvis Müller ("Zé do Caixão" 88 - Scala Têxtil), César Maba (Voyage 25 - Lux Jeans), Lauri Farias (Fiat 147 848 - EquiTadeu) e Jorge Pante (Fusca 17 - Joauto).
Carro no caminhão e troféu na mão. Só falta pegar a estrada...

Fotos: Acervo pessoal Juliano Marcon