sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Mudanças importantes no "Cavalo de Aço"

Na última quarta feira (09/09) fiquei sabendo de algumas mudanças que estariam sendo feitas no "Cavalo de Aço", em Joaçaba, e ontem à noite já tinha todas as informações e imagens para poder publicar hoje.
Visando a segurança e a redução dos acidentes que vem acontecendo no trecho entre a passarela e o "bico de pato", Itamar Biscaro (Presidente do Auto Moto Clube de Joaçaba) iniciou há poucos dias as obras que devem trazer muito mais segurança aos pilotos que disputam o Catarinense de Terra.
Também outras duas partes da pista sofrerão alterações: a curva que antecede a "porta do céu" deverá receber um grandioso volume de aterro, que irá aumentar em cerca de 5 a 6 metros de altura a pista naquele trecho, deixando a curva com um grau de inclinação, e na subida da "porta do céu" e na reta de largada/boxes a pista será 'rebaixada', diminuindo significativamente a íngreme subida que existia ali.
A torre de cronometragem também será retirada da parte interna dos boxes.
Os trechos marcados em vermelho sofrerão as alterações.
As obras já iniciaram, apesar da forte chuva...



... e já é possível ver o novo 'desenho' da pista.
Essa parte da reta de largada/boxes deverá ficar plana, perdendo essa inclinação que existe atualmente.


A curva depois da passarela deverá diminuir bastante a velocidade neste local, e automaticamente o número de acidentes devem sofrer uma redução neste local.
A curva que antecede a "porta do céu" não será mais assim.

Esperamos que estas alterações na pista realmente tenham o efeito desejado e diminuam a ocorrência de acidentes.
Há muito tempo acidentes violentos vem sendo registrados nesse trecho (todos sem ferimentos graves, mas na maioria dos casos com perda total nos carros) e é necessário coragem e personalidade para assumir uma empreitada dessas.
Agradeço ao Andrey Arenhat pelas fotos.

Fotos: Acervo pessoal Leomar Fendrich Júnior / Acervo pessoal Francis H. Trennepohl / Acervo pessoal Andrey Arenhart

6 comentários:

Ingo disse...

Caramba, é um trabalho de vulto este que estão fazendo no Cavalo de Aço.
Tenho um pouco de receio que isto venha prejudicar o apronto da pista para os dias 3 e 4 de outubro que é a data da 9ª Etapa do Campeonato ai no Cavalo de Aço.
As previsões metereológicas para setembro e outubro não são nada animadoras..
é uma modificação que talvez tire um pouco da emoção de pilotar no Cavalo de Aço, mas, os acontecimentos nas últimas etapas mostram que precisa ser feito.

Angelo Gomes disse...

Concordo com a última frase do Ingo, vai perder um pouco em emoção, pois aquele bico vai diminuir um pouco a velocidade, mas é necessário, pq acidente ali é sempre PT. É o mesmmo que foi feito em SJP, qdo tiveram que colocar um chincane antes da entrada da reta, pq toda etapa tinha carro quase caindo para fora do autódromo.

Francis Henrique Trennepohl disse...

É verdade, Ingo, é um trabalho grandioso, que demanda bastante tempo e precisa um pouco de colaboração do "São Pedro", e essa parte vai ser a pior de todas.
As previsões não são animadoras...

Talvez até se perca um pouco da emoção, mas a segurança sempre em primeiro lugar.
E com as mudanças na curva que dá acesso a "porta do céu" e na própria "porta do céu" os carros chegarão muito mais velozes embaixo da passarela.
Abração

leopoldo mees disse...

Boa noite !!
to comentando meio atrasado , é legal as melhorias , mas naum deveriam mexer muito pois é um traçado muito respeitado , e estão mexendo em lugares q naum precisava , no meu ponto de vista , o cruvao sim , é legal , mas ainda digo uma coisa , pelas fotos q vi ai no blog , ainda vai ser um ponto de alta e fortes disputas aconteceram ali.
então é só vendo oq vai acontece pra falar mais eheheheheh
Valeww galera .
um abraço a todos

Bianchini disse...

Pela imagem aérea, é um traçado muito bonito, mas com trechos de alta velocidade sem áreas de escape... isso historicamente não dá certo. Apenas espero que as alterações possam trazer segurança sem "matar" a beleza da pista e o desafio que ela representa.

Unknown disse...

(streetshow) ola so gente acidentes sempre vão acontecer e como ja foi comentado anteriormente nesta pista de Joaçaba forão muitos acidentes mais nenhum com concecuencias maiores em relação aos pilotos somente com danos materias, o qu8e prova que a pista é segura para os pilotos, na minha opinião esta mudança na reta se acontecer um acidente leva muito mais risco para o piloto que antes sem falar q vai tirar muito a drenalina de se pilotar nesta pista mais vamos torcer para que eu eteja errado e parabens pela iniciativa da melhora...